Sou divino por dentro e por fora, e santifico tudo o que toco ou me toca,
O odor destas axilas é mais belo que uma oração,
Esta cabeça mais do que os templos, as bíblias e todos os credos.

Walt Whitman

Náusea






Viajar com o comum mortal tanto pode sufocar como inspirar aquela vontade indescritível de partir, de não sair na estação devida, mas de prosseguir viagem.
O facto de comprar bilhete e ao entrar na carruagem ter de partilhar o varão quente para me agarrar e não cair, ou tentar encontrar um lugar vago nos degraus para o piso superior, é algo que me rebela a alma. E quando finalmente surge um lugar vago e peço cordialmente ao jovem engravatado "Dá-me licença?..." e este olha para mim com ar aborrecido,  pois tem de parar a leitura d' A casa grande de Romariguães,- finges que encolhes as pernas quando devias levantar-te e ajudar uma jovem senhora a sentar-se quando o comboio está em andamento, aliás,  deverias ter cedido o teu lugar de fato amarrotado e colarinho amarelado à senhora de 60 anos que viajou 30 minutos de pé. E tu! com o teu ar vazio de náusea ainda franzes o sobrolho quando eu cordialmente e com um sorriso me dirijo a ti.